Skip to content

Qual a relação da alta da inflação com as taxas de importação?

BLOG_15_06 (4)

O tema inflação ou taxas de importação tem estado bastante presentes no noticiário econômico. Mesmo depois de longos anos enfrentando a dificuldade de estabelecer a meta de inflação, determinada pelo Banco Central, pesquisas recentes mostram que a inflação no Brasil ainda continua crescendo. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, em março a inflação subiu 1,62%, a maior dos últimos 28 anos. No acumulo dos últimos meses foi registrado um aumento de 11,30%.

De acordo com o Indicador de Comércio Exterior, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, uma grande parcela desse aumento está ligada à guerra entre Rússia e Ucrânia, que fez com que os preços de diversas commodities (principalmente as energéticas) atingissem níveis altos, principalmente de itens importados. 

Para isso, o Ministério da Economia anunciou o corte de taxas de importação de 11 produtos na tentativa de controlar a escalada dos preços. Quer saber mais sobre qual a relação da alta da inflação com as taxas de importação? Continue acompanhando este conteúdo! 

Importação e a causa pela inflação do Brasil 

Primeiro é importante entender o que é inflação. Então, basicamente quando o dinheiro desvaloriza. Isso é muito afetado pela oferta e demanda, ou seja, quando há um número alto de pessoas querendo comprar algo. 

Esse produto acaba sendo comercializado em um volume menor e, isso, consequentemente, faz com que o preço seja mais alto do que antes, gerando um poder de compra menor. 

Ao falar sobre taxa de importação e inflação, também é necessário citarmos o dólar. Isso porque, se o dólar está alto, automaticamente os insumos importados aumentam.

Por exemplo: Se o trigo, a ração e o fertilizante são importados e o dólar aumenta, a inflação e as taxas de importação também crescem. 

Quais são e como funcionam os impostos sobre produtos importados? 

Para realizar operações no Comércio Exterior é preciso entender como funcionam os impactos na importação, que são cobranças feitas pelo governo. Os impostos na importação tem relação à tributação incidente sobre a entrada de mercadorias estrangeiras no país.

Os impostos de importação não têm valor fixo, pois são calculados de acordo  com cada tipo de produto adquirido do mercado externo. 

Esses tributos possuem alíquotas com base no código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto ou a partir de acordos comerciais já estabelecidos, que podem trazer uma redução no valor final do imposto.

Governo corta as taxas de importação no desespero de frear a inflação

Com o aumento da inflação, o governo decidiu reduzir em 10% o imposto de importação de 11 produtos, sendo que sete são do setor de alimentação, até 31 de dezembro deste ano. 

De acordo com o ministério, os produtos que terão imposto reduzido são:

  • carnes desossadas de bovinos congeladas: de 10,8% para zero
  • pedaços de frango: de 9% para zero
  • farinha de trigo: de 10,8% para zero
  • trigo: de 9% para zero
  • bolachas e biscoitos: de 16,2% para zero
  • outros produtos de padaria e pastelaria: de 16,2% para zero
  • produtos do aço, vergalhão CA 50: de 10,8% para 4%
  • produtos de aço, vergalhão CA 60: de 10,8% para 4%
  • ácido sulfúrico: de 3,6% para zero
  • mancozeb técnico (fungicida): de 12,6% para 4%
  • milho em grãos: de 7,2% para zero.

A ideia é que a redução de imposto torne a compra desses produtos vindos do exterior mais barata. Lembrando que com a queda da inflação há uma diminuição nas taxas de importação. 

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, disse que há uma expectativa de enfraquecimento no aumento de preços no Brasil. Já que o corte nas taxas de importação torna o produto comprado no exterior mais competitivo.

Como a redução de imposto de importação pode ajudar seu negócio?

Uma medida como essa aumentará a produtividade e baratear esses produtos para a comercialização. A redução de imposto de importação ajuda as empresas a terem mais margem de lucro de seus produtos. Isso porque, o anúncio da medida pode levar as empresas a comprarem diretamente no mercado internacional. 

Além disso, com a redução das taxas de importação, as empresas têm a oportunidade favorável para comprar mais produtos e, assim, conseguir oferecer melhores preços.

Por isso, é preciso contar com quem pode ajudar no gerenciamento de cargas. 

A Dhuan Comex pode te ajudar nesse processo

Buscamos as opções de logística internacional com a melhor relação de custo x benefício aos nossos clientes. Possuímos uma equipe treinada para transportar qualquer tipo de mercadoria e, ainda, atuamos na formação de parcerias entre as melhores empresas de transporte intermodal mundiais.

Então, saiba mais como a Dhuan pode te ajudar e as vantagens dessa parceria! 

Aguardamos seu contato (41) 3302-7600

www.dhuan.com.br