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 Mês da Mulher: A representatividade feminina no Comércio Exterior 

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O mês de março marca mais um período de luta e determinação pelos direitos das mulheres. Esta data ficou definida a partir de 1917 pela marcha das mulheres russas, o maior protesto de relevância histórica, que determinou o  Dia 08 de Março como o Dia Internacional da Mulher. E nada mais adequado do que o mês de março para falarmos da representatividade feminina no Comércio Exterior. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a história das conquistas femininas nessa área

Atualmente, o crescimento de qualquer área profissional apresenta uma concorrência muito grande entre homens e mulheres. A disputa por cargos de liderança vem crescendo significativamente nos últimos anos, e não há como negar que ainda existem diferenças muito grandes quando se trata de funções desenvolvidas por homens e funções desenvolvidas por mulheres no mercado de trabalho. 

Segundo a ONU,  a representatividade feminina no mercado de trabalho vem crescendo consideravelmente nas últimas décadas. Uma pesquisa divulgada revela que, ainda que tímida, a representatividade feminina no Brasil ocupa o penúltimo lugar entre as nações da América Latina se tratando de cargos executivos, ou seja, de lideranças.

No setor de Comércio Exterior, as dificuldades são relativamente expressivas quando comparadas a outros setores, pois é um segmento que lida diretamente com questões culturalmente intrínsecas às negociações. Questões como valores educacionais, familiares, padrões comportamentais, hábitos e preconceitos refletem diretamente nas negociações comerciais, tanto no âmbito interno quanto externo.

Em países árabes, por exemplo, a resistência de negociar questões comerciais com mulheres é alta, o que torna a competitividade bem maior entre representantes do sexo feminino para cargos de liderança. 

Em outros países, como a Inglaterra e a Alemanha, a realidade é menos acirrada, oferecendo um protagonismo grande das mulheres no Comércio Exterior. Além de aprimorar o seu conhecimento técnico e cultural, frequentemente as mulheres têm investido em formação curricular para estar à frente das disputas por cargos relevantes. 

A ascensão das mulheres nas relações exteriores vem trazendo grande crescimento no desenvolvimento do segmento do Comércio Exterior, tanto nas empresas como nas negociações. Isso torna evidente a necessidade da abordagem contínua sobre o fortalecimento da igualdade de gênero para o desenvolvimento de políticas que possam expandir a participação das mulheres no comércio exterior.

A liderança feminina na Dhuan prevalece! Atualmente temos 66% dos cargos de liderança sendo ocupados por mulheres e somos muito orgulhosos da nossa equipe de gestão.

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