Para garantir um transporte internacional de cargas de forma ágil e segura, é necessário atentar para vários detalhes de documentação prévia ao embarque de mercadorias, envolvendo notas fiscais, declarações, certificações, registros e demais necessidades burocráticas para agilizar o processo de acordo com os órgãos reguladores. São eles que estabelecem as regras para este tipo de processo.
A principal reguladora dessa atividade no Brasil é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ela é a responsável por emitir os atos legais e regulamentares do setor, bem como por determinar os procedimentos operacionais a serem seguidos nesse tipo de situação.
A Dhuan realiza o transporte internacional de cargas de forma segura e eficaz. Acompanhe a leitura e veja as nossas dicas sobre documentação.
Quais são os documentos básicos para o transporte internacional de cargas?
1. Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
Este documento se refere à prestação de serviço de transporte de carga, feito por tanto pela modalidade rodoviária, ferroviária, hidroviária, e aérea.
Quando há necessidade de conferência em postos de fiscalização, são exigidos as DANFE’s, que é um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.
Este documento tem como função facilitar o acesso às informações existentes na NF-e; contudo, ele não a substitui, tendo utilidade apenas para o transporte da mercadoria.
2. Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)
Para minimizar a burocracia e a emissão de diversos documentos, o governo federal criou o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que tem como principal finalidade otimizar as obrigações dos contribuintes ao mesmo tempo em que permite o acompanhamento de todas as operações comerciais pelo fisco.
3. Manifesto internacional de cargas/ Declaração de trânsito aduaneiro (MIC/DTA)
É o documento de autorização alfandegária utilizado no transporte rodoviário para que produtos sujeitos a controle aduaneiro possam ser transportados. É um formulário único que pode ser combinado o manifesto de carga com o trânsito aduaneiro quando da lotação de um veículo usado durante o trânsito aduaneiro na fronteira, onde apenas são conferidos a documentação e o lacre da carga, sem a necessidade da vistoria da carga em fronteira.
O MIC/DTA permite a redução de custos com armazenagem e tempo na liberação em Estações Aduaneiras do Interior (EADIs). Além de permitir que o desembaraço aduaneiro e o pagamento dos tributos de importação, sejam realizados no destino final e não no local do cruzamento na fronteira.
A Dhuan e o transporte internacional de cargas
Nosso setor de agenciamento de cargas busca sempre as opções de logística internacional com a melhor relação de custo x benefício aos nossos clientes. Oferecemos para sua empresa um serviço diferenciado com estudo de rotas, propiciando um agenciamento com agilidade no prazo de entrega, eficiência e segurança e qualidade. Contamos com uma equipe especializada e treinada para transportar qualquer tipo de mercadoria, oferecendo um follow up claro, objetivo e flexível de acordo com as necessidades de cada cliente. Fazemos parte do grupo Group – WFG um dos grupos globais mais importante e atuantes na formação de parcerias entre as melhores empresas de transporte intermodal mundiais.
Quer saber mais sobre agenciamento de cargas e transporte de produtos? Acesse nosso site e saiba mais.