Skip to content

Quem faz o desembaraço aduaneiro?

Quem faz o desembaraço aduaneiro?

Afinal, quem faz o desembaraço aduaneiro? Essa é uma pergunta muito comum para a maioria das pessoas, porém quem é do ramo já ouviu falar em desembaraço aduaneiro. Conhecido como a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que esta possa entrar no país, nesse caso a importação. O mesmo serve para a saída, a exportação.

Primeiramente, toda a documentação é verificada. Este é o ato de despacho, onde quem faz todo o processo e finaliza é um órgão federal. A partir daí, as mercadorias podem ser liberadas.

O desembaraço aduaneiro registra a conclusão da conferência aduaneira e é através dele que se autoriza a entrega da mercadoria ao interessado, sendo o último ato do procedimento do despacho.

Neste post você vai saber mais sobre as atribuições de um despachante aduaneiro.

Com isso, prossiga com a leitura!

O que é Desembaraço Aduaneiro? 

Para fazer o desembaraço aduaneiro é preciso que haja a conferência aduaneira. Não pode haver irregularidades ou qualquer tipo de obstrução. No entanto, antes da entrega do produto, a autoridade aduaneira deve registrar o desembaraço no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior)

O Siscomex é um instrumento que integra as atividades de registro, controle das operações e acompanhamento de comércio exterior, através de um fluxo único e digital de informações. O uso do sistema é obrigatório, onde ocorre todo processamento de dados.

Quem faz o desembaraço aduaneiro?

Para ocupar esse cargo é necessário a contratação de um profissional credenciado, e em relação ao salário a ser pago a este profissional vai depender do projeto de importação.

O objetivo do Despachantes Aduaneiros será firmar termos de responsabilidades ou assumir outros compromissos realizando a tramitação dos despachos, tal como autos de infração, notificações, entre outros. E isso é executado  para o cumprimento de exigências dos mais variados tipos em relação ao procedimento fiscal de despacho aduaneiro.

Suas tarefas também consistem em formalizar e assinar petições, buscar os interesses dos importadores e exportadores e oferecer impugnações, contestações e recursos diante de setores de julgamento dos órgãos fiscais de competência e sob os mais diversos fundamentos (aplicação de benefícios,  exigências de multas, reclassificação tarifária, etc).

A averiguação da mercadoria, para sua identificação e quantificação, igualmente é  responsabilidade do Despachante Aduaneiro, como representante legal do importador / exportador, com isso, este profissional recebê-la após o seu desembaraço.

Quer saber mais? Confira mais conteúdos exclusivos sobre o assunto em nosso blog. Ou acesse nosso site e conheça os serviços que a Dhuan oferece para você!