Você sabe quais documentos são necessários para o transporte de cargas perecíveis e perigosas no Brasil? Segundo a legislação, entre os tipos de cargas, encontramos algumas categorias de cargas perecíveis e perigosas, que se dividem em grupos, classificando de acordo o tipo de transporte e carroceria necessária para a conclusão do trânsito da carga. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os as recomendações de acordo com cada modalidade.
Segundo a legislação, entre os tipos de cargas perecíveis e perigosas, estão:
- Cargas secas: madeira, ferragens, móveis, etc;
- Cargas a granel: produtos advindos de fazendas e do agronegócio;
- Granel Sólido: Corresponde a matérias-primas como: feijão, arroz, soja, milho e cereais;
- Granel Líquido (não perigoso): Corresponde a matéria-prima líquida que não ofereça risco de toxicidade;
- Cargas Frigoríficas: São produtos que podem se enquadrar em duas categorias: perecíveis e congeladas;
- Cargas Perecíveis: São cargas onde não há formação de gelo, portanto, devem ser transportadas em distâncias não muito longas. Entre elas podemos destacar: frutas, legumes e verduras;
- Congelados: cargas perecíveis que tiveram a formação de gelo com temperaturas entre -15°C e -20°C;
- Cargas Perigosas: São aquelas capazes de representar riscos à saúde da população ou ao meio ambiente.
Para garantir a qualidade, os alimentos prontos ou produtos para venda deverão ser manipulados de acordo com as condições que evitem contaminações, mantendo a higiene necessária e a temperatura de acordo com o tempo de transporte dos produtos.
Recomendações em relação ao transporte
- Os meios de transporte de alimentos destinados ao consumo humano, devem garantir a integridade e a qualidade a fim de impedir a contaminação e desintegração do produto.
- Os veículos de transporte de alimentos devem possuir Certificado de Vistoria, de acordo com o Código Sanitário vigente.
- No transporte de alimentos, é necessário constar nos lados direito e esquerdo, de forma visível, dentro de um retângulo de 30 x 60 cm, os dizeres: Transporte de Alimentos, nome, endereço e telefone da empresa, Produto Perecível (quando for o caso).
Recomendações em relação à carga e descarga
- A carga e descarga não devem representar risco de contaminação, dano ou deterioração do produto.
- Os materiais utilizados para proteção e fixação da carga (cordas, encerados, plásticos e outros) não devem constituir fonte de contaminação ou dano para o produto, devendo ser desinfetados juntamente com o veículo de transporte.
Recomendações em relação às condições do veículo
- O veículo de transporte de alimentos deve ser mantido em perfeito estado de conservação e higiene. Os métodos de higiene e desinfecção devem ser adequados às características dos produtos e meios de transportes.
- O transporte de produtos perecíveis deve ser de material limpo, resistente, impermeável, atóxico e lavável.
- A cabine do condutor deve ser isolada da parte que contém os alimentos.
Dhuan e o Agenciamento de Cargas
A Dhuan oferece um serviço especializado no agenciamento de cargas perecíveis e perigosas com máxima credibilidade no ramo e o alto desempenho.
Nossa empresa está diretamente relacionada com a expertise dos especialistas em cargas perecíveis e perigosas, concomitantemente com o comprometimento dos parceiros no exterior, os quais seguem rigorosamente as diretrizes exigidas ao transporte destas cargas.
Quer saber mais sobre agenciamento de cargas e transporte de produtos perecíveis e perigosos? Acesse nosso site e saiba mais.